Atualizado em: 
ter, 15/12/2020 - 22:07

Aplicativo atende milhões de brasileiros que acessam informações na palma da mão

 

Desde 2019, a Dataprev desenvolveu mais meios de oferecer praticidade, segurança e agilidade aos trabalhadores brasileiros. O aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (Seprt-ME), foi elaborado pela Dataprev para substituir o documento físico.

Nesta quinta-feira (3), a iniciativa foi a vencedora do concurso Inovação no Setor Público 2020, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A Carteira de Trabalho Digital garantiu o primeiro lugar na categoria Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal do concurso, que está em sua 24º edição.

O presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, destaca a importância do reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe técnica da empresa para atender na ponta milhões de brasileiros.  “O aplicativo cumpre um dos principais objetivos da Dataprev. Trabalhamos continuamente para possibilitar que os cidadãos possam exercer sua cidadania por meio da tecnologia. Os técnicos da Dataprev monitoram e atuam na melhoria da ferramenta constantemente”, destacou.

Informações

Com 262 milhões de acessos desde sua implantação, em 2019, o aplicativo permite que o cidadão consulte as informações pela internet dos contratos de trabalho antigos e atuais, solicite o seguro-desemprego e acompanhe o andamento da concessão de benefícios como o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) e o Abono Salarial.

Os números não param por aí. Foram mais de 20,2 milhões de downloads nas plataformas Android e IOS. Com a ferramenta, o trabalhador não precisa mais emitir o documento em papel para ser contratado ou para acompanhar as anotações da sua vida laboral.

No momento da contratação, o empregado informa seu CPF ao empregador, que procederá ao registro do empregado por meio do eSocial. Pela ferramenta também é possível solicitar o seguro-desemprego e conferir o calendário de pagamento do abono salarial.

Acessos

Desde o início da pandemia da Covid-19 no País, o aplicativo, prático e gratuito, teve um aumento expressivo de novos acessos. Para celular, ele está disponível nas versões Android e IOS. Também é possível acessar pelo computador no Portal de Serviços do Governo Federal

Transformação Digital

A Dataprev é a parceira tecnológica do Governo Federal. O aplicativo está alinhado com a política de Transformação Digital em busca de oferecer mais eficiência e melhores serviços à população.

A ferramenta usa as informações das bases de dados federais. Por isso, é fundamental que o empregador esteja em dia com o registro de informações trabalhistas no e-Social para que o trabalhador possa usufruir bem da ferramenta. Se os dados não estiverem atualizados, é preciso solicitar que a empresa empregadora envie as informações mais recentes para as bases federais.

Saiba mais sobre a Carteira de Trabalho Digital